12 características mais importantes

Fibra de vidro: 12 características mais importantes

A fibra de vidro é produzida basicamente a partir da aglomeração de finíssimos filamentos flexíveis de vidro com resina. O material resultante é altamente resistente, possui excelentes propriedades mecânicas e baixa densidade.

A fibra de vidro é produzida basicamente a partir da aglomeração de finíssimos filamentos flexíveis de vidro com resina. O material resultante é altamente resistente, possui excelentes propriedades mecânicas e baixa densidade.

O que se produz com fibra de vidro

O material permite a produção de peças com grande variedade de formatos e tamanhos:

  • Placas para montagem de circuitos eletrônicos;
  • Cascos e hélices de barcos;
  • Fuselagens de aviões;
  • Caixas d’água;
  • Piscinas;
  • Pranchas de surf;
  • Recipientes de armazenamento;
  • Carrocerias de automóveis;
  • Etc.

Como a fibra de vidro funciona

Ela faz o papel da armadura de ferro no concreto armado: torna as peças resistentes a choques, tração e flexão.

Tipos

É fornecida em mantas prensadas, tecidos trançados, fitas ou cordéis (rooving). São lançadas ou desfiadas sobre o molde e impregnados de resina.

A manta prensada é mais barata mas solta “fiapos” durante a montagem. Já o tecido, apesar de um pouco mais caro, permite um trabalho mais limpo. Produz peças mais resistentes e com melhor aparência final.

Tipos de resina

Devido às suas propriedades físicas e químicas a fibra de vidro possui boa compatibilidade com resinas de silicone, epóxi, poliéster, fenólicas e outras.

Fibra de vidro: 12 características mais importantes

Leveza

Partes de plástico reforçadas ajudam a economizar peso comparadas às partes de aço (até 30% mais leves) com propriedades termomecânicas semelhantes.

Reciclagem do filamento de vidro

Devido a métodos técnicos diferentes, reciclagem de fibra de vidro é agora possível, como também o reciclagem de termoplásticos ou reforços de vidro de thermoset.

Não apodrecimento

Filamento de vidro não deteriora e não apodrece. Não é afetado pela ação de insetos e roedores.

Baixa condutividade térmica da fibra de vidro

Esta característica é altamente estimada na indústria de construção civil, onde o uso de compostos de fibra de vidro torna possível eliminar passagens térmicas possibilitando economia de calor.

Higiene

Não é poroso.

Resistência alta a agentes químicos

Quando combinada com resinas apropriadas, compostos com esta característica podem ser feitos de filamento de vidro.

Força mecânica

Filamento de vidro tem uma resistência específica mais alta (resistência à tensão/massa volumétrica) do que a do aço. Esta característica é o ponto de partida para o desenvolvimento do material para produzir compostos de alto desempenho.

Características elétricas da fibra de vidro

Suas propriedades como um isolador elétrico excelente, até mesmo a espessuras pequenas, combinadas com sua força mecânica e comportamento a temperaturas diferentes, formou a base das primeiras aplicações para o filamento de vidro.

Incombustibilidade

Como um material mineral, fibra de vidro é naturalmente incombustível. Nem propaga nem mantêm uma chama. Quando exposta ao calor, não emite fumaça nem produtos tóxicos.

Estabilidade dimensional da fibra de vidro

Filamento de vidro é insensível a variações em temperatura e higrometria e tem um baixo coeficiente de expansão linear.

Compatibilidade com matrizes orgânicas

Sua habilidade para aceitar tipos diferentes de tamanho cria uma liga entre o vidro e a matriz, possibilitando que seja combinada com muitas resinas sintéticas, como também, com certas matrizes minerais (gesso, cimento).

Permeabilidade de Dielétricos

Isto é essencial em aplicações como radomes, janelas eletromagnéticas, etc.

Integração de funções

Material composto de fibra de vidro pode ser usado para produzir partes de uma peça que integram várias funções e substituir diversas partes montadas.

Manuseio

O material é trabalhado de forma artesanal, tem maior liberdade de forma, não enferruja e não oxida.

Sendo que uma das suas principais características é a leveza.

Tem ainda muitas características importantes como, por exemplo,isolante elétrico, isolante térmico, resistência ao fogo, alta resistência mecânica e à oxidação,resistência à umidade, baixo custo e peso mínimo.

Para se produzir uma peça, utiliza-se um molde. O negativo do objeto desejado é normalmente fabricado de madeira, alumínio, borracha de silicone ou ainda de filamento de vidro.

Para peças grandes, como uma capota, o molde desse material é mais indicado.

Devido a grande facilidade e excelente relação custo/benefício, pode-se contruir peças de forma rápida e eficiente.

Os processos de laminação manual ou a pistola são também conhecidos como processos de moldagem por contato (isto é, sem pressão) ou processos de molde aberto.

Fibra de vidro: Segurança

É importante que você tenha alguns aparelhos de segurança: luvas de borracha, máscaras de papel e máscaras com respiradores com filtro para produtos químicos.

Evite contato com a fibra, porque a penetração de agulhas microscópicas de vidro podem provocar irritação da pele, coceira, principalmente entre os dedos.

Para se trabalhar com o material é necessário um galpão, bastante ventilado, em vista do cheiro exalado pela resina, que durante o manuseio, é inflamável e muito forte.

Trabalhar num lugar ventilado, sem vento, sem crianças ou animais domésticos.

Fonte: https://www.fazfacil.com.br/artesanato/fibra-de-vidro/

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Como posso te ajudar?