Quais são as Resinas utilizadas no Artesanato

Quais são as Resinas utilizadas no Artesanato?

Os artesanatos feitos de resina, como brincos, anéis, colares, porta-copos e outros, vêm viralizando na internet, e conquistando cada vez mais espaço até mesmo no mundo da moda. Por isso, muita gente está investindo no conhecimento sobre resina para artesanato, e adentrando nesse mercado que representa uma alta lucratividade.

Diferente da resina para madeira, a resina para artesanato não necessita de um acabamento, já que ela já sai do molde em perfeitas condições, e apresentando o lustre e brilho que só essa resina proporciona para os produtos confeccionados com ela.

Muitas pessoas estão investindo no curso de resina, para que aprendam não só suas funcionalidades, mas também ideais criativas para a criação de peças únicas e exclusivas. Se você também está procurando conhecimento, veio ao lugar certo!

Hoje, você vai aprender quais são os tipos de resina, os tipos de artesanato mais populares feitos com ela, e até mesmo como fazer dela uma renda extra para você e sua família. Então, confira esse guia completo que preparamos para você, e invista no negócio de artesanatos de resina.

Tipos de resina

Como vimos acima, o mercado de artesanatos com resina está em constante crescimento, e se você também quer aproveitar essa onda para ganhar dinheiro, é importante que você tenha os conhecimentos necessários para trabalhar com a resina para artesanato.

O primeiro passo, é conhecer quais são os diferentes tipos de resina disponíveis hoje no mercado, para que você saiba como trabalhar com cada uma delas. Então, vamos apresentar os tipos mais populares.

  • Resina epóxi

resina epóxi é uma das mais populares. Ela é muito utilizada para a criação de móveis de resina, principalmente os que também levam em sua confecção a madeira. Além disso, ela também é utilizada como porcelanato líquido, para a criação de pisos.

A resina epóxi é muito resistente, e necessita de um acabamento mais detalhado na finalização da sua produção, por isso, é indicada para profissionais que trabalham com grandes peças, como móveis.

  • Resina acrílica

Esse tipo de resina é mais utilizado no ramo de construção civil. A resina acrílica proporciona um aspecto mais atraente em materiais diversos, mas é mais utilizada para pintar tijolos, telhas e outros materiais de construção.

Assim, esses materiais além de apresentar um aspecto estético melhor, mais brilhante, também estarão com uma camada de proteção, que garante uma vida útil mais longa para o produto.

  • Resina de poliéster

A resina de poliéster é muito utilizada pelas indústrias automobilísticas por todo o mundo. Ela trabalha como um reforço da fibra de vidro, para o processo de basecoats automotivos. Aqui, ela é utilizada como uma tinta que proporciona uma alta cobertura e um acabamento único ao automóvel.

  • Resinas fenólicas

Essa é uma das resinas mais versáteis, e está presente no dia-a-dia de todos os Brasileiros. Ela é utilizada na produção de bolas de sinuca, fitas isolantes, tintas, verniz e vários outros produtos que utilizamos.

Qual resina utilizar para artesanato?

Você conheceu acima vários tipos diferentes das resinas mais populares hoje, e que são muito versáteis em suas funcionalidades, podendo ser utilizadas por diversos segmentos. Mas e para o artesanato, qual é a melhor opção?

Quando falamos de resina para artesanato, cada artesão tem a sua escolha preferida de resina, e isso também vai variar muito da maneira com a qual você trabalha, e o produto que você confecciona.

As mais utilizadas para o artesanato são:

  • Resina de epóxi

Como vimos acima, ela é amplamente utilizada para a produção de móveis, mas muitos artesãos garantem que essa é a melhor opção de resina, pelo seu alto custo benefício e aspecto. Além disso, ela é muito resistente.

Porém, a resina de epóxi demanda um acabamento mais detalhado, o que vai agregar em seu tempo de trabalho e materiais específicos para esse acabamento.

  • Resina de Cristal

A resina mais popular quando estamos falando sobre resina para artesanato, é a resina cristal, ou também conhecida como vidro líquido. Ela é muito utilizada para artesanato pelo seu fácil manuseio e o mais importante: O acabamento dos produtos com essa resina é muito mais fácil.

Diferente da resina de epóxi, ela já sai do molde brilhante e com o aspecto lustroso, e necessita no máximo de um lixamento nas laterais para o produto estar finalizado.

Essas são as duas resinas mais populares no mundo do artesanato, e ambas apresentam um custo benefício alto, além de um aspecto único e brilhante nas peças em que são aplicadas. Basta escolher a que mais te agrada!

O ideal, é que você experimente as duas, e tenha certeza de qual se adequa melhor ao seu tipo de produção.

Conheça a resina de cristal

Como vimos acima, a resina de cristal é uma das resinas mais populares no meio dos artesanatos, e isso não acontece por acaso! Ela é de fácil aplicação e acabamento, e tem um aspecto único que proporciona um charme diferente a suas peças.  Quer conhecer um pouco mais sobre essa resina? Então confira!

A resina de cristal, também conhecida como vidro líquido, é produzida a partir do poliéster, e endurece quando entra em contato com o agente catalisador, mudando seu estado de pouco líquido para sólido.

Ela tem alta viscosidade e garante uma transparência as peças, o que as deixa com um aspecto de cristal, como o próprio nome já sugere e aumenta também a beleza do material onde a resina é aplicada.

A resina de cristal pode ser tingida com corantes para a produção de peças únicas, e ela também é a preferida dos cosplays, que a utilizam para a confecção de peças variadas para suas fantasias.

Além disso, ela também pode ser utilizada na confecção de móveis, assim como a resina de epóxi. As famosas river tables, que vêm fazendo um enorme sucesso na internet, podem ser confeccionas com a reina de cristal.

Então, se você quer começar a trabalhar com resina para artesanato, a resina de cristal é uma ótima porta de entrada, pelo seu fácil manuseio e alto custo benefício. Podendo ser muito flexível e atender todos os tipos de gostos daqueles que optam por trabalhar com resina para realizar um artesanato.

Resina epóxi para artesanato

A resina epóxi é uma das mais utilizadas quando o assunto é artesanato, devido à sua grande flexibilidade e acessibilidade, pois é uma resina liquida considerada com valores que podem atender todos os gostos.

Existem alguns cursos de resina para artesanato que podem ensinar diversas técnicas e truques usados por diversos artesão, podendo trazem um alto retorno financeiro para seus aprendizados.

Um grande exemplo do uso da resina epóxi para artesanato, é uma técnica muito conhecida, chamada “efeito oceano”.

Esta técnica dá um efeito real de oceano para as peças utilizadas e, tudo isso, a partir da aplicação da resina epóxi em uma superfície, que pode ser de madeira ou de outro material.

Em cursos que ensinam como realizar esta técnica, também é ensinado tudo sobre a origem desta resina e em quais ocasiões ela é utilizada, tornando você um especialista no uso da resina epóxi para artesanato.

Além disso, a resina epóxi é considerado um material muito versátil, onde você poderá produzir diferentes peças de artesanato, utilizando o mesmo material, de forma acessível e inovadora, podendo produzir diferentes peças e atraindo muitos olhares para seu trabalho.

A versatilidade das resinas epóxi aparecem em seus diversos tipos de uso, podendo ser utilizadas também em fabricação de tintas, que podem ser utilizadas para fins artesanais e industriais.

Mas, apesar de ser utilizada muito em industrias, cada vez mais este material tem sido o preferido entre os artesoes, por ter uma alta durabilidade, ser um material de fácil aplicação, possuir um nivelamento muito fácil de ser controlado e, além disso, por realçar a beleza natural dos elementos onde ele é passado.

O que mais atrai as pessoas para o uso da resina epóxi, é sua alta resistência e capacidade de aderir a diversos tipos de superfície, podendo até, em alguns casos, possuir algum fator de proteção UV.

Tipos de artesanato que podem ser utilizados a resina

Durante muito tempo, diversos tipos de artesoes utilizaram a resina liquida para transforma-la e auxiliar na produção de diversos tipos de artesanatos.

Cada vez mais, as técnicas utilizadas foram sendo restauradas e especializadas em um tipo especifico de artesanato, se tornando acessível para diversas pessoas podem realiza-las.

Os tipos de artesanatos podem variar, mas os mais comuns envolvendo a resina liquida podem ser:

  • Tipos de bijouterias, utilizando a resina liquida para produzir pulseiras, brincos e colares, imitando cristais e pedras;
  • Acessórios para compor a montagem de uma mesa, como por exemplo, descansos de copos e bandejas, dando um toque mais elegante para sua mesa e deixando com uma decoração moderna e diferente;
  • Produção de vasos, de vários formatos, podendo compor vários cantos de sua casa, acolhendo plantas naturais e artificiais;
  • Pode ser utilizado também para fabricação de suporte de velas e incensos, tomando diversas formas, dependendo de onde serão colocados;
  • Alguns artesãos inclusive ousam na forma de manuseio das resinas liquidas e utilizam para a produção de um artesanato mais complexo, podendo produzir uma banqueta ou uma mesinha de centro;
  • Algumas técnicas de artesanato também são utilizadas, como aquelas que fazem a resina se parecer com um oceano de verdade ou aquelas em que a resina é utilizada para conservar um elemento natural, como uma flor.

Existem diversos cursos de artesanato em que são ensinadas técnicas muito conhecidas e simplificando a forma de trabalho, mostrando que o uso destas resinas pode ser feito por todas as pessoas, independente se já realiza trabalho artesanal ou não.

O material também possui um valor acessível, sendo possível colocar em pratica as ideias e fabricar diversos elementos compostos de resina.

Por ter um resultado final bonito e elegante, a resina pode ser usada para compor elementos artesanais na decoração de sua casa ou, até mesmo, para formas pequenos empreendedores e realizar a venda destes produtos feitos a mão.

Como ter uma renda extra com artesanatos feitos com resina?

Muitas pessoas que se interessam pela arte de confeccionar produtos artesanais, sonham em poder ganhar algum dinheiro realizando este trabalho que tanto gostam.

Os artesanatos feitos com resina possuem um diferencial, pois sua matéria prima é barata e eles podem ser muito bonitos e versáteis, sendo possível fabricar diversos materiais a partir deste material.

Mas, para que seja possível ganhar algum dinheiro realizando artesanatos feitos de resina, primeiro é preciso entender quais são as tendências e as peças mais desejadas pelas pessoas, para que elas sejam produzidas.

Como citamos acima neste artigo, existem muitas opções de artesanatos que podem ser realizados com resina liquida, atendendo os gostos de homens e de mulheres.

Para conseguir ganhar dinheiro com suas produções artesanais, primeiro é preciso alcançar um foco e atingir uma categoria de elementos artesanais que desejam ser trabalhados. Um exemplo, é a produção de elementos para compor a decoração da casa ou de algum ambiente.

Após isto, é preciso entender como será a forma de divulgação destes elementos de artesanato, podendo ser criada um perfil em alguma rede social ou, dependendo do caso, realizar uma exposição em uma feirinha de artesanato local de sua cidade.

Faça uma boa divulgação de seus trabalhos e entenda qual são os gostos do seu público alvo, para que cada vez mais você possa produzir elementos que irão agradar as pessoas que você deseja atingir.

Neste artigo conseguimos entender os diferentes usos da resina para artesanato e como podemos utilizar os diferentes modelos deste material, independente de ser sintético ou natural.

Cada tipo de resina tem uma finalidade, basta entender quais são suas funções e seus resultados, para entender qual ocasião cada resina pode ser utilizada.

Este material é muito versátil e, além de ser utilizado em industrias, pode ser utilizado também em artesanatos, sendo voltado para diversos tipos de públicos.

Os materiais produzidos podem ser destinados à decoração de ambientes, jardins, bijouterias, conservação de elementos naturais, entre outros, mostrando a versatilidade no uso de resina para artesanato.

Fonte: Conheça os tipos de Resina para Artesanato! (resinalucrativa.com.br)

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.