DSC00937

Resina de Poliéster Cristal, dicas importantes para um bom trabalho

Dicas para trabalhar Resina de Poliéster Cristal

Sempre que se trabalha com Resina de Poliéster Cristal, existem alguns cuidados especiais a ter, visto que há alguns percalços que podem fazer com que as peças de Resina de Poliéster não fiquem como o esperado.

A cada dia que passa, a joalharia assume mais um papel experimental e artístico, a resina cristal é um exemplo claro da evolução artística no campo da joalharia – Resina Cristal (poliéster)- Joalharia Experimental

Peças em Resina de poliéster Cristal realizadas pelo projeto heARTJÓIA

perspex-plexiglass-folha-ouro-joalharia-jewelry-jewellery-joalheria-cj-design-anel-A1-01-14-z Anel em Resina, Zircónia e flor natural resinas 1
Anel em Resina, Pérola, Zircónia e folha de ouro Anel em resina com pinturas abstratas no interior

Manual de resina passo a passo

Manual passo a passo, que ilustra e ensina todos os procedimentos para a realização de peças em resina cristal em moldes.

Conteúdos do Manual

  • Formato PDF para fazer download
  • 34 imagens a cores
  • 2 projetos com 2 diferentes tipos de resina
  • Tipos de Resina
  • Tipos de moldes e sua utilização
  • Molde Criativo
  • Mistura e vazamento da resina
  • Pigmentos e colorantes
  • Incrustações
  • Preparação de 2 tipos de resinas em 2 diferentes projetos
  • Processos de Secagem
  • Furar resina
  • Acabamentos – Lixar e polir
  • 30 Páginas a cores

Cuidados especiais no trabalho com Resina de Poliéster Cristal

  1.  Trabalhar sempre em locais onde não haja pó no ar.
  2. É muito importante que o local de trabalho tenha uma boa iluminação, para poder ver todas as falhas e bolhas que possam ser inconvenientes para um bom trabalho. Uma luz directa e forte pode também auxiliar a resina de poliéster cristal no processo de cura.
  3. O local onde trabalhar com a Resina de Poliéster deve ser extremamente bem ventilado, visto que a resina é tóxica. Desligar todos os aparelhos que espalhem o pó pelo ar.
  4. Usar sempre luvas, de preferência luvas que suportem o contacto com a acetona industrial e devem ser de preferências bem justas.
  5. A resina de cristal deve ser bem misturada com o catalisador, para assegurar que o processo de cura seja bem realizado. Evitar misturar demasiado energicamente para que não se formem bolhas.
  6. Quando se faz a mistura, passar com a pá de mistura bem rente das paredes do copo de mistura para que toda a resina e catalisador ficarem bem misturados. Caso contrário a resina pode não curar e ficar pegajosa.
  7. É extremamente importante que o molde, onde vai ser deitada a resina esteja completamente limpo. Pode-se utilizar
    acetona industrial para limpar os moldes.
  8. No caso de utilização de moldes rígidos, é essencial a utilização de vaselina liquida como desmoldante, para que seja possível remover a peça curada do molde.
  9. Anel prata e resina cristalQuando os moldes utilizados tem muitas reentrâncias, e a peça a reproduzir tem muitos relevos e ranhuras, talvez seja necessário diluir a resina para que se torna mais líquida. A Resina de Poliéster cristal tem como diluente, o Monomero de Estireno.
  10. Despejar lentamente a resina de poliéster cristal no molde e evitar que a resina transborde do molde.
  11. Quando se querem colocar incrustações na Resina de Poliéster Cristal, é preciso saber que os objectos tendem a ir ao fundo, assim é necessário deitar uma primeira camada. Depois dessa primeira camada estar solidificada colocar os items e só depois colocar a segunda camada de Resina de Poliéster Cristal. Se houver peças que flutuem, é necessário cobri-las com resina até meio, deixar a resina solidificar um pouco e só depois cobrir a peça totalmente com resina de poliéster cristal até ao topo.
  12. Para colocar elementos naturais dentro da resina, é necessário que estes estejam completamente secos. E depois devem ser pincelados com resina para a resina entrar em todos os orifícios e depois colocar no molde e cobrir com resina.
  13. No caso de incrustação em tecido, é necessário embeber todo o tecido em Resina de Poliéster Cristal para que depois não crie bolhas.
  14. Para ajudar a curar a resina, se o molde for de pequenas dimensões, colocar um copo sobre o molde e aproximar de uma luz directa, que o calor irá ajudar a resina a curar.
  15. Desmoldar a Resina de Poliéster Cristal apenas quando estiver completamente seca.

Fonte: heartjoia

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on print
Share on email