borracha-de-silicone

Tudo o que você precisa saber sobre Borracha de silicone

A borracha de silicone é um importante material para os mais diversos cenários e uma das suas principais aplicações é na vedação de uma forma geral. Por ser uma borracha sintética a base de silicone, possui diversas características herdadas desse polímero semi-orgânico e pode ser encontrado nas mais diversas lojas especializadas. 

O silicone foi originalmente produzido em 1943 e a sua composição não é principalmente de átomos de carbono, contendo também boa parte composta de átomos de silício e de oxigênio. A borracha de silicone é feita a partir do óleo de silicone e sofre um processo de vulcanização para que as suas características essenciais sejam as melhores possíveis. 

Desde os polímeros de silicone e a borracha de silicone possuem uma ampla gama de aplicação em diversos cenários. Continue acompanhando a nossa publicação para saber mais! 

O surgimento da borracha de silicone

O surgimento da borracha de silicone se parece com o surgimento do próprio silicone em si, uma vez que as etapas históricas referentes a evolução do silicone foram também passos importantes para a sua borracha em si. Químicos da época pesquisavam e implementavam novas formas de melhorar a fabricação dos polímeros e um destes experimentos foi o de adicionar pequenas quantidades de sólidos alcalinos durante a produção do silicone, formando então uma borracha de qualidade muito superior do que a existente na época. 

Estes avanços foram em conjunto com o estudo da química do silicone e as suas reações, permitindo que as borrachas de silicone também fossem estudadas a fim de melhorar as suas características e processos de fabricação como um todo. Os elastômeros são também conhecidos por ter cadeias maiores do polímero original e na sua composição possuem átomos de silício e de oxigênio, sendo o tamanho da cadeia um fator de manipulação do produto final

O seu processo de fabricação se dá a partir da vulcanização por calor utilizando também alguns tipos de peróxidos orgânicos e podem existir três tipos de borrachas de silicone que se diferenciam a partir da temperatura e do tipo de peróxido utilizado durante o processo. Os três tipos são a borracha de silicone vulcanizável a quente; a borracha de silicone vulcanizável a frio; e a borracha de silicone líquida.

A variação do tamanho da cadeia destes polímeros também podem contribuir para algumas características, como:

  • Ter uma consistência sólida;
  • Controlar o aumento ou diminuição da viscosidade final;
  • Ser quimicamente inerte;
  • Ser resistente à decomposição pelo calor ou ao frio;
  • Ser resistente a água ou algum outro tipo de agente de oxidação;
  • Ter a capacidade de isolamento elétrico. 

A importância da borracha de silicone para os mais diversos cenários

Este tipo de borracha sintética pode ser considerado como uma ótima opção na evolução da utilização da borracha nos mais diversos cenários e é considerado como um excelente material para as vedações de uma forma geral. Manter os sistemas vedados corretamente influencia diretamente na qualidade de operação dos sistemas mecânicos. 

Um excelente exemplo da importância da borracha de silicone é o seu desenvolvimento atrelado aos mais diversos produtos na indústria da transformação. No setor automotivo possui uma ampla gama de aplicações, sendo aplicados em diversos locais num veículo, como as borrachas do limpador de para-brisa e alguns tipos de borrachas estéticas do veículo. Os coxins do motor que previnem contra a propagação da vibração entre as peças metálicas também são ótimos exemplos da importância da borracha de silicone neste setor – e não para por aí!

Os benefícios e aplicações da borracha de silicone

A principal característica deste elastômero é a sua versatilidade de trabalho entre altas variações de temperatura, podendo ser exposto ao frio e calor extremos. Esse fato permite que seja utilizado em cenários extremos e em inúmeros segmentos industriais, sem perder as suas características de elasticidade e brilho. 

A borracha de silicone também oferece alta flexibilidade e uma boa resistência a materiais e outros tipos de produtos alcalóides, além de se manter resistente também a ácidos diluídos e até ao ozônio. Outro ponto importante deste elastômero fabricado a partir do silicone é a sua baixa taxa de deformação permanente, além de oferecer também uma alta resiliência para retornar ao seu estado original mesmo quando operando sob forte pressão. 

Mais características da borracha de silicone:

  • Ser inodora, não emitindo nenhum cheiro ou impactando diretamente o meio onde está sendo utilizada;
  • Atóxica, não contaminando aquele ambiente nem trazendo qualquer tipo de contaminação para os humanos;
  • Antiaderente, não se despedaçando ou perdendo partes da sua constituição e contaminando o ambiente onde está sendo utilizada;
  • Propriedades de isolamento elétrico, sendo fundamental para a indústria de microeletrônica;
  • Grande versatilidade na coloração e na sua personalização;
  • Resistência a radiação ultravioleta;
  • Alta compatibilidade com os mais diversos ambientes;
  • Propriedades superficiais que beneficiam o contato com a pele como a baixa tensão superficial e a hidrofobia. 

Aplicações importantes da borracha de silicone

Este elastômero está presente nos mais diversos setores e áreas da indústria, sendo vital para manter a qualidade e a capacidade de evolução dos produtos onde é aplicado. As suas aplicações variam desde a indústria automotiva, petroquímica e até a indústria alimentícia, atestando ainda mais a versatilidade deste produto. 

  • Nos setores de eletrônica e de elétrica a borracha de silicone é aplicada em terminais para resistência e em peças que exigem uma alta resistência a temperatura ou a tensão, beneficiando também o isolamento elétrico dos fios;
  • As indústrias químicas e farmacêuticas utilizam as borrachas de silicone como ferramentas para vedação dos diferentes ambientes onde são produzidos os seus compostos, permitindo assim que não haja contaminação nem vazamentos de produtos perigosos;
  • A indústria siderúrgica utiliza a borracha de silicone como ferramenta para garantir a vedação de máquinas, fornos e estufas, mantendo a temperatura exigida de forma constante;
  • Na área de petroquímica os elastômeros fabricados a partir do silicone são utilizados em equipamentos que trabalham com alta temperatura e também permitem que alguns ambientes recebam fluidos agressivos sem que ocorram contaminações ou vazamentos destes materiais para o meio ambiente;
  • A produção de alimentos também pode ser diretamente beneficiada com o desenvolvimento e aplicação da borracha de silicone, desde a produção de alimentos ou até na fabricação de produtos que terão contato com alimentos. O silicone não gera odor e nem gosto nos alimentos – alguns exemplos de produtos que contém borracha de silicone são as panelas de pressão, os anéis para filtros de água e até máquinas que fazem sucos naturais;
  • O setor automotivo se beneficia enormemente da aplicação da borracha de silicone. Os sistemas mecânicos aplicam este elastômero na caixa do motor, nas juntas do motor e nos anéis de vedação para os sistemas de refrigeração. Nos sistemas elétricos, sua característica de hidrofobia faz com que seja utilizada para manter líquidos afastados dos circuitos e dos contatos elétricos presentes em todo o veículo. 

Fonte: Borracha de silicone: tudo o que você precisa saber | Poleflex

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.